História
Um pouco mais sobre os maresia …Os Maresia nasceram da partilha da vivência Escutista e, principalmente, do gosto comum pela música. Foi numa reunião de preparação do ROVER 2001 que se começou a formar o grupo, estávamos em Outubro de 2000. Na formação original estiveram os seguintes elementos: Celso Simões, Daniel Carvalho, Eduardo Conde, Mariana Caçoilo e Nelson Silva. A primeira criação dos Maresia foi a música Momentos, pouco conhecida do público, uma vez que apenas viria a ser tocada no VI Festival da Canção Vida de Ílhavo, já em Novembro de 2001.
Foi em Abril desse mesmo ano, pela altura do Festival de Música Escutista das Antas, que nasceu a música “Um dia Assim…”. Os prémios correspondentes a esta participação foram um incentivo a continuar.
O cruzamento entre a música e o escutismo esteve sempre bem visível no percurso dos Maresia. Prova desta ligação, são os hinos feitos para as várias actividades do movimento, tais como: Ergue-te ao Sol – hino do FESCUT 2001; Um Olhar Distante – hino do ERCA (Caramulo); Pegadas na Areia – hino do 1º Marés; Um dia – hino do CARI; Tudo por 1 Sorriso – hino do 1º Sorriso e Na Memória de uma Imagem – hino do Momentus.
Neste projecto, lado a lado com o prazer que retiram da música que compõem e tocam, está a amizade cultivada entre os elementos do grupo. Em Maio de 2001, foi convidado um antigo escuteiro para fazer parte do projecto. Chegou até aos Maresia o (Zé) Nuno.
Com o intuito de divulgar a sua música e com a ajuda de muitos amigos, já percorreram alguns quilómetros do nosso Portugal. Exemplos disso são os concertos que deram em Aveiro, Leiria, Porto, Fátima, Portimão, Esgueira, São Jacinto, Fornos de Algodres, Viseu e Abrantes.
A 21 de Junho de 2004 participaram numa tertúlia com Mafalda Veiga.
De referir que a partir de certo momento, os Maresia deixaram de poder contar com a presença da Mariana e do Eduardo.
Entre os momentos altos do seu trabalho, destaca-se a gravação do CD intitulado Festa da Música (editado em Setembro de 2003), o espectáculo “Storytellers” no CUFC em 19 de Julho 2002 (durante o qual se sentiu uma cumplicidade com o público muito especial) e o concerto de 5 anos de Maresia com a presença dos seguintes convidados: André no contrabaixo, Oriana na voz, Hélio na bateria e Rita no violoncelo
Da vivência deste concerto surge o convite para o Hélio acompanhar os Maresia em alguns concertos e posteriormente na gravação de algumas das músicas do 2.º CD “O menino Gaivota”.